Sobre Nós

A Residência Sénior Egas Moniz é uma das respostas mais adequada em Portugal para um novo modelo de intervenção na área do envelhecimento e da institucionalização.

Tendo como base o conhecimento científico sobre envelhecimento, desenvolvemos uma intervenção assente no respeito, na liberdade e no afeto para as pessoas idosas, trabalhando na sua funcionalidade.

Somos um projeto ativo e dinâmico que se começa a desenvolver agora, sempre aberto à inovação e criatividade de todos e centramos toda a nossa energia e paixão nas pessoas idosas.

Combatemos o estigma e o preconceito que faz parte da nossa sociedade e não corremos atrás de paraísos que não existem. Fazemos tudo para que as pessoas idosas não sejam infelizes, não tenham dor e não se sintam abandonadas pela sociedade que ajudaram a criar.

Não temos medo das cargas que foram dando às palavras como é o caso da palavra institucionalização. A institucionalização não é má. Só são maus os cuidados e os serviços que se prestam às pessoas institucionalizadas. Se forem bons a palavra deixa de ter carga negativa.

Sabemos também que nunca existem dias bons para entrar num Lar (ainda que lhes chamem ERPIS) mas temos a certeza que é melhor estar num lar onde tem cuidados permanentes do que em casa onde se cai e se fica à espera que alguém apareça. Muitas vezes demasiado tarde.

Temos vários projetos em marcha que estamos a afinar. Respostas que não existem e que temos a ambição de criar: recuperação global, cuidados paliativos, descanso do cuidador, serviços ambulatórios e outros. Estamos carregados de motivação e acreditamos que podemos fazer de um lar um local de afetos e segurança.

Esperamos, pelo menos, pela sua visita.

As fotografias presentes no nosso sítio de Internet são reais e foram todas tiradas na Residência Sénior Egas Moniz (RSEM), com recurso aos nossos residentes, funcionários e alunos. As sessões foram realizadas pela MagmaPhoto, Netmice e internamente pela funcionária da Egas Moniz, Graciete Silva.

Missão

Assegurar cuidados de elevada qualidade e serviços distintos dirigidos à população de pessoas idosas, tornando-nos um local de excelência na resposta às necessidades desse grupo populacional e alterando os paradigmas da institucionalização em Portugal, combatendo o preconceito, o estigma e o idadismo.

Contribuir para a melhoria do bem-estar da Sociedade.

Conceito

A Residência Sénior Egas Moniz pretende constituir-se como uma infraestrutura de elevada qualidade, colocada à disposição da comunidade e configurando um novo conceito na região de Sesimbra. Tem como valência principal a Estrutura Residencial para Idosos, mas também a de alojamento hoteleiro, destinada ao turismo sénior.

Encontra-se, num local aprazível, próximo da Vila de Sesimbra, visando beneficiar dessa localização para fins de qualidade de vida e lazer e potenciação da sua valência hoteleira. Visa também oferecer um conjunto de serviços ancorados na Egas Moniz School of Health & Science (https://www.egasmoniz.com.pt/), beneficiando deste modo das sinergias com os cursos de enfermagem, fisioterapia, nutrição, medicina dentária e outros.

Visão

Ser uma instituição de referência na prestação de serviços e cuidados na Institucionalização, tornando-a uma resposta de qualidade, tendo como pilar a evidencia científica e o conhecimento e contribuindo para a dignidade do envelhecimento

Ser uma instituição que, para além dos seus propósitos básicos se constitui como uma entidade com funções diferenciadas na prestação de um apoio estruturado, através de cuidados de qualidade, abrangentes e humanizados que integram as respostas operativas adaptadas às características próprias deste grupo etário, disponibilizando as melhores práticas assistenciais, numa estrutura organizacional centrada no utente, no seu bem-estar e no apoio à sua família.