O Programa DESATAR as pessoas idosas e os doentes de Alzheimer é desenvolvido pela CEOMA (Confederacion Espanola de Organizationes de Mayores) no território espanhol, tendo-se estendido já a alguns países da América do Sul.
Trata-se de um projeto/programa, criado pelo médico António Burgueño que tem como objetivo principal impedir as contenções físicas e químicas utilizadas nos Lares e residências, especialmente em doentes de Alzheimer e com demência.
Este objetivo é conseguido através de formação, novos modelos de intervenção e mudança de mentalidade, comportamento e atitude.
O programa é gerido por uma equipa multidisciplinar que numa fase mais adiantada credita os lares, residências e outros serviços como espaços livres de contenção, publicitando essa qualidade que muito é apreciada no país vizinho.
A ResidÊncia Sénior Egas Moniz já cumpre informalmente as regras deste programa, sendo pioneira em Portugal . Em breve trataremos do acompanhamento formal por parte da CEOMA com as devidas adaptações e ajustes.
Em breve a Associação fará a apresentação do programa para Portugal e do seu planeamento estratégico, iniciando agora a fase de consulta científica por parte dos nossos amigos e colaboradores.
No futuro este terá de ser um desafio para todos os serviços e cuidados a pessoas idosas.
Não podemos continuar a justificar a contenção para as pessoas não caírem ou não fugirem como se isso fosse razão para praticarmos um crime.
Também temos a pretensão de sermos agentes da mudança, desenvolvendo brevemente um programa de formação aberto a todos os profissionais e entidades.